terça-feira, 31 de março de 2015

O primeiro texto de Sociologia a gente nunca esquece!

Leveza, adaptação, desprendimento, liberdade, são palavras que caracterizam bem o chamado Homem Líquido.
Esse estado de liquidez reflete além de leveza, uma liberdade em viver a vida. Tudo pode ser adaptável, nada necessariamente perpetua, e os dias de anos inteiros podem ser reinventados.

Essa definição de liberdade na liquidez está presente nas frases poetizadas de Reinvenção, poema de Cecília Meireles.
Em seus versos é possível perceber um anseio por esse estado de desprendimento, anseio esse descritos de formas utópicas, de uma vida que sempre pode ser mudada.

Está presente também o ensejo de vivências outrora surreais, porém almejadas, já que na esfera da imaginação é possível fazer com que a vida e tudo que a mesma se refere possam trazer estampado em suas páginas a ser escrita, a leveza tão exaustivamente buscada.

Na verdade, os dias se tornam leves quando leve torna-se a jornada, mesmo que por ilusão, ou sonhos, ou imaginação, o fardo de uma rotina pesada dê lugar a liberdade de caminhos imprevisíveis.
Mesmo que seja o sol, as águas ou as folhas, a transmitir o desprendimento de uma alma que também é líquida, de um ser que é adaptável, de uma mente sonhadora, capaz de flutuar como as bolhas do ilusionismo, mostrando essa essência repleta do desejo de ser livre.

Mesmo que por transcendência venha à alforria desse ser que não se pode prender, mesmo que a alma descubra mentiras de sonhos tão profundamente idealizados; Mesmo que a noite se torne escura, e o corpo físico se consuma em grilhões. Ainda assim essa vida sólida poderá ser reinventada.

E quando à tona vem à realidade, de jornadas presas, da vida vivida pesadamente, dos dias duros e árduos, da melancolia que não se transforma, do imaginário solto dissipado; Quando o espírito transcendente, liberto em pensamento plaina novamente em seu estado de solidez, a esperança é mais uma vez pautada por essa reinvenção modernizada, essa vida reinventada.

Esse é o ponto onde tudo se torna leve. Esse é o desejo transformado em poesia, o homem líquido descrito em versos, expresso em sentimentos.
Essa é a magia de poder reinventar.


2 comentários:

  1. Que leitura gostosa!! Por certo, essas são palavras que se casam. Por certo, essa é a sua praia. Parabéns!
    Cartigat ridendo mores. Shalom..

    ResponderExcluir